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Dicas De Merchandising Para Turbinar Seu Ponto De Venda

O merchandising é a arte de aumentar as vendas por impulso no PDV.

Dicas de merchandising – Qual dono de loja não gostaria de ganhar mais além do que o esperado? Antes de mais nada para garantir que o cliente saia satisfeito e queira comprar mais do que o planejado, é preciso seguir algumas dicas de merchandising para turbinar seu ponto de venda. 

Engana-se quem pensa que o merchandising tem a ver apenas ao que tange a decoração do ambiente. Existem técnicas que, quando bem aplicadas, garantem que o cliente fortaleça o seu vínculo com a marca.

Isso porque, ao sair do plano abstrato (imagem comunicada pela empresa) ao plano real (serviço e/ou produto oferecido), o cliente precisa encontrar alguns pontos de semelhanças entre o que é dito e o que é feito de fato.

Aí está a verdadeira alma do merchandising, criar uma ponte entre a promessa e o que é oferecido, resultando na fidelização do cliente à marca.

Escreve essas 7 dicas de merchandising para turbinar seu ponto de venda e coloque em prática. Parece obvio, mas muitos leem o artigo e não o levam ao ponto de venda, não vai funcionar mesmo.

1ª Dica: Controle a qualidade dos produtos expostos nas gôndolas

Assim a primeira dica de merchandising para turbinar seu ponto de venda tem a ver com o produto em si. Não podemos esquecer que eles são a razão principal da entrada do cliente ao PDV. Logo, o cuidado nunca será demais por isso entender como fazer um produto é o caminho.

É importante não oferecer produtos com a data de validade vencida, riscados, machucados, rasgados, quebrados… Ou seja, evite qualquer produto danificado, assim o cliente irá associar sempre a sua marca ao ponto de venda responsável, preocupado com a satisfação do consumidor.

2ª Dica: Se há promoção, comunique!

Das 7 dicas de merchandising para turbinar seu ponto de venda, não adianta criar uma promoção 2 por 1 e não comunicá-la. Essa é a segunda dica de merchandising para turbinar seus produtos e serviços no ponto de venda. Existem varias técnicas de promoção que podem ajuda-lo a melhor promover seus produtos.

Ora imagine que, na terça-feira, você percebe que o seu estoque está cheio de molhos de tomate que irão vencer em três dias. Junto com a sua equipe, é decidido criar a promoção 3 por 1 válido apenas na quinta-feira, porém esquecem de comunicar isso no folheto e nem colocam placas para avisar.

Resultado: As vendas do molho de tomate não são impulsionadas, você gastou tempo de trabalho para a reunião com a equipe e o estoque continua cheio de produtos vencidos.

3ª Dica: Informe os vendedores sobre os valores da marca e treine-os

No seu planejamento mensal, destine pelo menos uma hora no mês para reunir com todo o seu quadro de empregados e estimular o espírito da empresa dentro deles. Faça com que eles entendam qual deve ser a real experiência que a marca oferece aos clientes e crie estímulos externos que os motivem a transmitir os valores da companhia aos consumidores no PDV.

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4ª Dica: A iluminação como auxilio na comunicação visual

A comunicação visual pode ir muito mais além das peças publicitárias. O seu cliente em potencial também é aquele que passa pela frente da sua loja.

A quarta dica de visual merchandising para turbinar o seu ponto de venda é utilizar a iluminação para criar uma atmosfera agradável, que direcione o cliente ao seu sentido primitivo de desejo e necessidade pelos produtos que estão sendo oferecidos ali, nesse ambiente tão receptivo e acolhedor.

5ª Dica: Use com sabedoria os hot points

Os hot points são os pontos do PDV que ficam perto da porta de entrada e o caixa para pagar as compras. Na entrada, o ideal seria colocar os produtos massivos e que não necessitam de um momento específico para serem consumidos, como é o caso dos refrigerantes, água, salgadinhos, etc.

Os produtos que não saem tanto, devem estar localizados perto daqueles que saem com maior frequência. Já na fila do caixa, o cliente precisa enxergar aqueles produtos que provocam desejo imediato, como tic-tac, chiclete, revistas. Ou os que fazem com que se lembrem de alguma necessidade cotidiana e não básica, como um barbeador, pilhas, etc.

6ª Dica: A vitrine é o seu cartão de visita

Capriche na vitrine e na iluminação que está colocada nela, como fazer isso? Você sabe o que é visual merchandising? Pois é, esse profissional pode te ajudar a melhorar sua vitrine. pode ser uma sugestão. Harmonize com o ambiente, faça dela uma projeção do seu PDV. O cliente precisa sentir atração e despertar em si o desejo de compra daqueles produtos. Uma dica também é divulgar as promoções e descontos do dia!

7ª Dica: Independente de qualquer coisa, mantenha a limpeza e a ordem!

Parece básico, mas muitas lojas perdem cliente por esse motivo. Por que alguém iria querer comprar desorganização e limpeza? Treine seus funcionários para organizar tudo de maneira clara e clean.

Essas foram algumas dicas de merchandising para turbinar o seu ponto de venda.

O visual merchandising é uma arte e coloca-la em prática traz benefícios tanto para o dono da empresa, quanto ao consumidor. Afinal, se ele tem uma necessidade, você é o responsável de supri-la!