Promotor de vendas, promotor de merchandising ou profissional de merchandising, dentre os três títulos não há nenhuma distinção de suas atividades, responsabilidades e direitos.
A sua importância é definitivamente indiscutível para a estratégia da empresa e a cada dia ganha mais força, ainda mais com um mercado que sabe que, para vencer a crise, precisa de profissionais criativos e que façam a diferença no ponto de venda, afinal são eles que possibilitam mais visibilidade às marcas no canal.
Não há como não destacar que, para ser um promotor de vendas é necessário dinamismo, pois são muitas as suas atribuições, tais como:
Ter um bom relacionamento e comunicar-se bem com todos à sua volta, colegas de trabalho, profissão, clientes, consumidores, etc.
Ser rápido e ao mesmo tempo preciso em suas decisões.
Ter persistência e resiliência.
Ter atitudes diferenciadas exercendo suas atividades de forma inovadora e criativa.
Ser observador, sempre em busca de novas oportunidades.
Ser um bom negociador para ganhar mais espaço nas gôndolas e buscar sempre adquirir pontos extras nas lojas em que visita.
Deveres do promotor
Segundo o Projeto de Lei 5451/09, regulamentado em novembro de 2013, o promotor é um profissional de nível médio contratado diretamente pela indústria ou por empresas prestadoras de serviços com as seguintes atribuições:
Planejar vendas
Acompanhar clientes na pós-venda.
Contatar áreas internas da empresa.
Empregar técnicas de atendimento adequadas que proporcionem a satisfação do cliente.
Elaborar relatórios de promoções.
A proposta deste projeto de lei foi elaborada em 2009, a partir de uma sugestão do Sindicato dos Trabalhadores Promotores, Repositores e Demonstradores de Merchandising do Estado de São Paulo. O promotor de vendas, assim como todos os trabalhadores com carteira assinada, possuem direitos garantidos pela CLT (Consolidação das leis de trabalho) e pela Constituição Federal, tais como:
Jornada de trabalho de oito horas diárias, no máximo sendo que qualquer carga excedente é considerada hora extra.
Alem do 13º salário veja abaixo quanto mais direito um promotor de vendas tem.
Férias remuneradas.
FGTS.
Seguro-desemprego.
Vale transporte.
Abono salarial.
Alimentação e assistência médica.
Licença maternidade.
Aviso prévio.
Adicional noturno.
Faltas justificadas, entre outros.
Como citei no inicio desse artigo, além do que aponta a lei, ser um bom promotor envolve muitas outras coisas, não só relacionado às suas atividades, mas também na maneira como desenvolve suas estratégias no PDV. Na definição do próprio merchandising sabemos que, o promotor está envolvido na técnica de tornar um produto ou marca visualmente mais atrativo no canal.